Exercícios baseados nos movimentos naturais do corpo são uma opção para quem quer treinar no conforto do lar. Saiba como fazer um treino funcional em casa.

Praticar uma atividade física é muito importante para manter a saúde e ter uma melhor qualidade de vida. Mas, algumas vezes, falta tempo para realizar esta prática. Para não ter mais desculpa, e te ajudar a ficar cheio de saúde e disposição, saiba como fazer um treino funcional em casa.

Treino funcional: o que é e por que fazer

Treino funcional é uma modalidade de exercícios inspirada nos movimentos naturais do corpo humano. “São exercícios de agachamento, de correr no mesmo lugar, fazer polichinelo, saltos curtos, de socos, de chutes, ir até o chão e saltar. Ou seja, são exercícios que o seu corpo foi feito para fazer naturalmente”, explica o diretor de treinamento da Akmos, Ricardo Nakai.

Além disso, o profissional destaca que não há recomendações iniciais para quem vai começar a realizar os treinos. O importante é se exercitar. “O sedentarismo é uma crise no nosso sistema de saúde. Colocar empecilhos é um grande problema no processo dessa mudança de hábitos. Acabei de voltar de um congresso internacional onde cientistas afirmaram que a prática de exercícios errada é melhor do que ficar sedentário”, afirma Ricardo.

E, nesses casos, o treino funcional surge como uma possibilidade para os problemas. Já que ele pode ser feito em qualquer lugar e sem o uso de acessórios uma vez o próprio peso do corpo vai estimular as atividades.

Apesar de ser um treino mais seguro, Ricardo destaca a importância de ter uma orientação. “É lógico que quanto mais você tiver amparado nas orientações, menores são os riscos. Mas, no mundo perfeito, o ideal é ter um profissional te orientando sobre o exercício, movimento, descanso”, argumenta o profissional.

Benefícios do treino funcional

Por ser um conjunto de exercícios completo que proporciona uma melhora na qualidade de vida, condicionamento físico e mobilidade, o treino funcional proporciona vários benefícios como:

  • Emagrecimento: 1 hora de exercícios pode queimar até 800 calorias;
  • Definição muscular: a intensidade e a repetição promovem definição e tonificação das fibras musculares;
  • Fortalecimento da musculatura do core: o core representa os músculos da região do tronco e região pélvica e seu fortalecimento auxilia na proteção da coluna vertebral;
  • Lesões e dores nas articulações: o treino funcional diminui o risco de lesão e dores nas articulações, além de auxiliar na prevenção de lesões;
  • Equilíbrio e postura: estimula uma maior consciência corporal;
  • Favorece a hipertrofia: apesar de não usar carga, os exercícios funcionais favorecem o ganho de massa magra, principalmente para aqueles que já possuem uma facilidade em ganhar músculos;
  • Flexibilização e coordenação: com o fortalecimento dos músculos do core, o aumento da coordenação é natural e isso traz inúmeros benefícios, principalmente, para os idosos;
  • Capacidade cardiorrespiratória: a velocidade e o tempo gastos em cada posição aumentam a frequência cardíaca e, em longo prazo, o condicionamento físico;
  • Ajuda a combater o estresse e a ansiedade: a prática de todo e qualquer tipo de atividade física ajuda a aumentar a sensação de bem-estar, reduzindo o estresse e a ansiedade.

Equipamentos para fazer seu treino funcional em casa

Como para qualquer outra atividade, você vai precisar de alguns preparos para realizar o treino funcional em casa. Desde a vestimenta até pequenos acessórios que podem auxiliar no seu desempenho.

Melhores tênis para treino funcional

O um dos detalhes mais importantes de fazer o seu exercício é o tênis. Para encontrar o modelo ideal, é necessário ter um calçado que ofereça conforto, aderência e amortecimento. Todos esses quesitos vão auxiliar no seu exercício e garantir um melhor desempenho.

Como escolher um tapete para o treino funcional

A principal função do tapete ou do colchonete no seu exercício funcional é dar conforto na hora das atividades, principalmente como aquelas que se feitas mais próximas ao solo. Entre os mais usados está o tapete de EVA, eles oferecem tudo o que é preciso para fazer os exercícios.

Corda: Sua aliada para o treino funcional em casa

Um exercício simples, divertido e muito eficiente: pular corda. Ele movimenta muito o seu corpo e, alguns poucos minutos, vão te fazer queimar muitas calorias. Para isso, basta uma corda e começar a pular.

Escada para treino funcional

A escada para treino funcional é ótima para treinar a agilidade e resistência. Ela lembra um pouco a amarelinha. Você posiciona ela no chão e pode correr ou pular durante o exercício.

Roupas para seu treino funcional

As roupas precisam ser leves e confortáveis. Afinal, você vai se movimentar e suar bastante. Além disso, elas vão trazer a comodidade necessária para realizar os exercícios.

Itens como camisetas, tops, shorts e calça legging são fundamentais para a sua prática de atividades. Caso se você não tenha alguns desses itens, não tem problema. Pode seguir com a sua atividade normalmente.

Exercícios para um treino funcional em casa

Os exercícios para fazer um treino funcional em casa são simples, fáceis de se realizar, mas muito eficientes. Além disso, você não precisa de tanto espaço para realizá-los, porém é recomendável fazer com frequência e por um bom intervalo de tempo. “É importante se movimentar a cada 4 ou 5 dias, pelo menos 30 a 40 minutos, que não precisa ser direto. Pode ser o funcional, uma caminhada”, explica Ricardo Nakai.

Agachamento

O agachamento é um excelente exercício, que trabalha a musculatura das pernas, glúteos e abdômen. Com o abdômen contraído, os pés devem ficar afastados seguindo a linha do ombro, desça o máximo que conseguir jogando o quadril para trás sem que os joelhos ultrapassem a linha dos pés.

Flexão de braço

Para trabalhar os membros inferiores, você pode seguir para a flexão de braço. Caso você esteja iniciando nas atividades, pode ficar de joelhos para diminuir a intensidade dos movimentos.

Para realizar os movimentos da melhor forma, deite sobre a sua barriga, posicione as mãos na altura dos ombros e comece a elevar o tronco, se apoiando nos dedos dos pés. Você deve subir e descer, sem encostar no chão até finalizar a série.

Abdominal

Outro exercício bastante popular e que se encaixa perfeitamente no seu treino funcional em casa é o movimento abdominal. Trabalhar os músculos do abdômen é muito importante para um bom funcionamento do corpo inteiro.

Há vários tipos de exercício. Para realizar o mais básico, deite de barriga para cima, flexione os joelhos e fixe os pés no chão. Suba tranquilamente o tronco, movendo a cabeça na direção dos joelhos.

Você pode variar, por exemplo, erguendo as pernas, subindo mais ou menos. Tudo depende do seu condicionamento físico.

Pular corda

Uma atividade prazerosa e que ajuda muito na queima de calorias é pular corda. Para isso ser feito com tranquilidade, você vai precisar de uma corda. Depois disso, é só fazer os movimentos de pular.

Depois de todas essas dicas, você já sabe como realizar um treino funcional em casa. Prepare o local, arranje um tempinho e comece agora uma nova vida longe do sedentarismo e cheia de saúde.


Fonte: Ideias Mercado Livre – https://ideias.mercadolivre.com.br
Fotos: Internet

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